quarta-feira, 27 de março de 2013

A PREPARAÇÃO - O QUE LEVAR?


Os preparativos começaram na Alemanha, onde eu poderia deixar minha mochila grande para caminhar com uma menor. Depois de pesquisar as informações cruciais na internet (Pra onde eu vou? O que eu levo?), passagens compradas e mochila pronta pra pôr o pé na estrada!

Tamanho da mochila? Bom, tem gente que vai com mochilas realmente grandes, tipo uns 70 litros. Eu acho exagero, e acho pesado. Aquela velha história, quanto mais espaço se tem, mais coisas a gente carrega. Preparei uma mochila de 35 litros (a da direita na foto abaixo). Pequena, mas não tão leve assim (não cheguei a pesar, mas imagino que era em torno de uns 7-8kg). Uma mochila um pouco maior teria sido melhor, pois as vezes eu carregava comida em sacolas penduradas do lado de fora da mochila. 

Exemplos de mochilas encontradas no Caminho de Santiago.


Peregrinos após a chuva.
Mochilas ainda com capas.
Vale ressaltar que não pode ser uma mochilinha qualquer. Quer dizer, poder até pode, mas a chance de sofrimento e dores vai aumentar consideravelmente. Deixar o peso todo nos ombros é ruim, então o ideal são as mochilas que ajudam a distribuir o peso por todo o corpo, com alças na cintura e no peito. E se for caminhar em época de chuva, uma mochila com capa (ou uma capa de chuva grande o suficiente para também proteger a mochila) é essencial. Você não vai querer chegar cansado e molhado no albergue e descobrir que todas as suas coisas “secas” também estão molhadas, não é?


E também não inventa de ir com uma mochila pequena demais pra depois ter carregar uma sacola gigante, como fazia o senhor da foto abaixo. Muito desconfortável, coluna completamente desalinhada.
  
Senhor peregrino. Não parece muito confortável.

Tá e o que pôr dentro? A menor quantidade de coisas possível! O essencial. Qualquer extra vai pesar. E muito! Além de correr um grande risco de você se ver obrigado a praticar o desapego e deixar os extras pelo caminho. Teoricamente, a mochila deve pesar no máximo 10% do seu peso. E é sempre bom lembrar que água pesa e que você também carregará um pouco de comida.

O básico:

- Saco de dormir. Essencial. Depois de caminhar o dia todo, dorme-se em albergues. Normalmente os albergues não oferecem mais que uma cama em um beliche. Claro, tem opções para todos os gostos e bolsos, mas não são todas as cidades que oferecem hotéis.
- 03 mudas de roupa. Uma para caminhar, outra para dormir e outra que eu poderia usar tanto para caminhar quanto para dormir.
Dica: leve algo colorido para usar! ;)

No decorrer da viagem, muita gente que só tinha roupas escuras começou a sentir falta de ter uma peça de roupa mais colorida. E isso não é papo de mulherzinha, pois os homens também sentiram falta de cores.

- Higiene pessoal (ver artigos femininos), incluindo escova e pasta de dente, talco (para o chulé) etc.

- Kit-Bolhas. Linha, agulha, esparadrapo, gaze. Se você percebe que sua pele está ficando sensível, o esparadrapo ajuda a proteger e evitar a formação de bolhas. Depois do estrago feito, o jeito é furar a bolha com a agulha (nunca remover a pele, apenas fazer o furinho para escoar a água), deixar uma linha de dreno e fazer um pequeno curativo com gaze e esparadrapo.
Outra opção é um gel adesivo para calos e bolhas. Tem de várias marcas, Compeed é uma das mais conhecidas. Funciona como uma segunda pele. A idéia é que a bolha fique nessa pele e não na sua. Tem gente que ama. Eu não gostei. Tem que deixar o adesivo por uns 2-3 dias (são caros, então trocar todos os dias fica mais caro ainda e não vale a pena). No meu caso, formou uma bolha embaixo do adesivo. Eu não retirei o adesivo, consequentemente não estourei a bolha. Foi o dia que mais senti dor nos pés, a ponto de quase não conseguir caminhar.

- 04 pares de meias (02 para caminhar e 02 para andar no albergue)
- 03 calcinhas
- 01 sutiã
- 01 biquini (acabei usando a parte de cima como sutiã nos albergues)

- Toalha. Aquelas de microfibra, superabsorventes, são certamente as melhores para isso. Não ocupam espaço na mochila, são leves e secam muito rápido.

- 01 par de chinelos (ou algum calçado semelhante pra andar nos albergues e nas cidades durante a noite)

- Canivete com abridor de garrafas (para quem gosta de tomar vinho, há vinhos bons e baratos em todo lugar).

- Capa de chuva

- 02 garrafas de água de 500 ml. Ao longo do caminho existem várias fontes e bebedouros, onde é possível enxer as garrafas. Além disso, é seguro beber água da torneira.

- Óculos de sol

- Máquina fotográfica

- Diário, gravador

- 01 livro pequeno. Esse item vai de cada um. Teve gente que levou e não leu, gente que não levou e não sentiu falta e, ainda, gente que lia todos os dias. Eu levei e usei apenas um dia, só que foi ótimo e fez valer a pena (quando chegar o dia, vocês irão saber). E sobre levar ou não um guia do caminho, falarei mais adiante.


Dependendo da época do ano, você vai precisar de mais roupas. Mesmo no verão, é bom ter algo de manga comprida (mas sem exageros!), pois é frio de manhã cedo e esfria um pouco durante a noite. Como eu fiz no outono (outubro/novembro), eu peguei um pouco mais de frio. Apostei na sobreposição de roupas (moda hippie!). Nos dias mais frios eu usava duas calças e quase todos os itens abaixo!

- 01 casaco, desses que também protegem do vento

- 01 blusa de manga comprida

- 01 bolerinho de manga longa e 01 de meia-manga. Foram muuuuito úteis. Pequenos e leves. Além de ajudar muito no esquema da sobreposição. Traduzindo para os homens: bolerinhos são casacos curtos, tipo blusas na verdade, que são compostos praticamente só de mangas (veja a foto abaixo).

Essa foto ilustra vários itens: o bolerinho marrom,
as golas/tocas (uma na cabeça e outra na mochila),
as cores (hehehe), e o bastão (ver abaixo).
- 01 blusa básica (não era exatamente de lã)

- 01 par de polainas. Eu tenho muito frio nos pés! Além disso, eu só tinha uma calça comprida (que era bem fininha e leve), então as polainas encompridavam minhas outras roupas.

- 01 lenço para o pescoço

- 02 golas/tocas do bazar chinês – isso me adquiri durante o caminho por necessidade devido ao frio.


Não sei o que mais seria necessário no caso de quem caminha no auge do inverno (entre dezembro e março). Por outro lado, vale ressaltar que essa não seria a melhor época do ano para fazer o caminho devido ao alto risco associado à neve nos trechos de montanha. A neve encobre as trilhas e marcações. Todos os anos morrem pessoas que se perderam e acabaram morrendo de frio ou caindo de um penhasco. Além disso, vários albergues estão fechados devido à baixa temporada.


Artigos femininos:

- Absorventes diários

- Copinho menstrual ou copinho da lua. Aqueles copinhos coletores da menstruação. Se você nunca ouviu falar, informe-se, vale a pena em qualquer situação.

- 01 pequeno creminho hidratante (alguns homens me pediram emprestado de vez em quando)

- Shampoo e condicionador


O que eu deveria ter, mas sobrevivi sem:

- Boné ou chapéu. Certamente no verão seria impossível sobreviver sem.

- Protetor solar. Mesmo quem caminhou no verão sobreviveu sem ou com muito pouco. Acontece que o sentido da caminhada é leste-oeste, então no verão o sol fica sempre nas costas (no outono estava mais na lateral).


O que os outros tinham, eu não tinha e que fez falta:

- Tênis/bota de caminhada impermeável. Isso porque fui em uma época que chove bastante. E não inventa de comprar um tênis para estrear no caminho. É bolha na certa! Também não precisa ir com um tênis caindo aos pedaços, como eu fiz, que vocês verão o que pode acontecer. O ideal é usar o tênis novo por, no mínimo, um mês antes da grande expedição. Assim seu pé se acostuma com o novo sapato e este torna-se mais macio e adaptado ao formato do seu pé.

- Bastão de caminhada. Achei que era bobagem, mas eles fazem uma grande diferença. Muito úteis nas subidas e descidas (ajudam a aliviar a pressão sobre joelhos). Usei um emprestado num momento crítico e depois acabei comprando um num bazar chinês. Dois é até melhor. Dá quase pra voar!

- 01 par de luvas. Fez falta nos dias mais frios. De manhã cedo principalmente. Cheguei a comprar um par, mas usei 15 min e perdi (não sei como!). Então eu usava meias nas mãos nos piores dias.


O que os outros tinham, eu não tinha e que não fez falta:

- Vaselina para passar nos pés. Dizem que diminui o atrito e consequentemente a formação de bolhas. Por outro lado, conheço pessoas que usaram e tiveram bolhas justamente por causa da vaselina (deixa a pele úmida). Alguns podólogos a abominam.

- Barraca: só se você quer acampar. Pelo menos no Caminho Francês (na próxima postagem falarei um pouco sobre as diferentes rotas) sempre há albergues disponíveis. Imagino que seja muito legal acampar no caminho, mas é um peso considerável. Além disso, você acabará levando outros extras, como os itens abaixo.

- Isolante. Acho que só é válido se a pessoa for acampar ou dormir na rua (talvez nas épocas mais quentes, durante o período de férias, quando os albergues estão lotados e prefere-se dormir na rua em vez de caminhar até a próxima cidade).

- Mini fogareiro. Outro item muito útil se você resolver acampar. Ou pra quem quer fazer o caminho com pouco dinheiro e não irá comer em restaurantes (nem todos os albuergues disponibilizam cozinha).


Artigos femininos, que ninguém tinha e que fizeram falta:

Talvez as mulheres me entendam, temos necessidades diferentes das dos homens. Às vezes queremos usar algo que realce nosso feminino, queremos nos colorir.
Não sou de usar muita maquiagem, mas... admito, sentimos falta de rímel! Sentimos porque não fui só eu!! Hahahaha. Depois de um tempo caminhando começamos a querer, mas também não compramos. Uma das meninas tinha um lápis, então às vezes a gente usava. E (outra confissão) eu tinha um batom, que fez a alegria da mulherada.


Pra finalizar, a última dica. Tá em dúvida se vai levar ou não mais uma camiseta, meia ou aquele outro item que nem é tão essencial assim? Não leva! No caminho você passa por cidades grandes, então se o item realmente estiver fazendo falta, você poderá comprá-lo (e quem sabe até lá você descobre que ele nem era tão importante?).


Nenhum comentário:

Postar um comentário