sexta-feira, 15 de março de 2013

ABRINDO OS DIÁRIOS...

É isso. Simples assim. A cada semana um novo post com os relatos de cada dia, incluindo as decisões e preparativos para começar o Caminho de Santiago de Compostela.

A idéia do blog surgiu a partir das perguntas que as pessoas seguidamente me fazem quando descobrem que fiz o caminho. Em especial, esta “Tá, mas e... Por que esse caminho foi tão bom?”, feita logo após eu dizer que, certamente, foram os melhores dias da minha vida. As pessoas ficam ávidas por essa resposta, sem terem a idéia da dificuldade que é responder a essa pergunta.

O Caminho de Santiago não pode ser definido somente com uma frase ou uma simples explicação. Ele é um conjunto de experiências, vivências, sentimentos e emoções, que será diferente e individual conforme cada pessoa, variando, ainda, com o momento de vida de cada um. É o tipo da coisa para a qual se diz ‘pessoal e intransferível’. Hay que vivir!

Apesar de na maioria das vezes ser feito só, o caminho não é necessariamente solitário. Encontram-se muitas pessoas pelo caminho e a decisão de se comunicar com elas ou não é de cada um. Claro que ganha-se muito na troca com o outro, e, inclusive, é possível fazer amizades para toda a vida. Ao contrário do que alguns pensam, não são apenas religiosos-católicos-apostólicos-romanos que fazem a caminhada. Tem tudo quanto é tipo de gente, de todas as partes do mundo. Espiritualizadas ou não.

De forma geral, o Caminho ajuda a pessoa a se conhecer melhor e a dar valor para o que realmente é importante na vida. Tá, mas como? Como isso é possível só... caminhando??
Minha ideia com esse blog é relatar as experiências que vivi e a minha visão sobre o caminho. Com base em meu diário, contarei os lugares que passei, as dificuldades que encontrei, as pessoas que conheci e as histórias que ouvi. Além disso, falarei um pouco sobre o dia-a-dia do caminho. Onde se dorme? O que se come? O que você carregava na mochila? 

De Saint-Jean-Pied-de-Port à Finisterra, passando, é claro, por Santiago de Compostela. Quase 900 km caminhados em pouco mais de 30 dias. Se tiverem paciência de ler até o fim, aí vocês tiram as próprias conclusões sobre porque foram os melhores dias da minha vida (até agora :P). E decidam se vale a pena ou não fazer o caminho. Espero que eu consiga contagiar vocês com um pouco da emoção que é estar efetivamente caminhando. Comentem. Critiquem. E para aqueles que já caminharam, compartilhem as experiências!  Quanto mais ensinamentos do caminho agregarmos, mais rico será.

Buen Camino!

6 comentários:

  1. Oi Rac!! Muito legal esse blog, sempre achei o máximo quem faz esse caminho e sempre foi um sonho fazer, vou seguir com esse sonho, ainda mais depois dos teus relatos!! Lindas palavras :P Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju! Grata! Vale muito a pena sim, não desiste que uma hora vai dar! ;)

      Excluir
  2. Ja programou o teu proximo Caminho??? Ano que vem vou fazer o Portugues!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!! Tenho muita vontade de fazer o do Norte. Creio que será o próximo, mas ainda não programei nenhuma data.

      Excluir
  3. LUIZ FERNANDO NIEDERAUER 19 DE JUNHO DE 2013 01;04
    Raquel,
    Parabéns pelo relato esclarecedor e muito inspirador...
    Venho pensando em realizar o Caminho para Santiago de Compostela, parece que o momento esta chegando...
    Desejo é sair pela cidade do Porto (Portugal) parece que é um percurso de apenas 200 KM em torno de 10 dias...
    Tens alguma informação sobre essa rota???
    Minha vontade é de sair no mês de setembro/2013!!!

    ResponderExcluir
  4. Grata Luiz!
    Imagino que o Caminho Português é incrível também. A região da Galícia foi uma das mais belas do Caminho Francês.
    Então, é um pouco mais de 200km, chega a 240 pelas informações que tenho. Na Catedral de Porto, é possível obter a Credencial do Peregrino. Sei que em Portugal há mais de uma opção de trilha, mas com certeza saberão te informar sobre isso lá na Catedral.

    Se você tiver alguns dias extras e continuar com vontade de caminhar, vale a pena ir até Finisterra ou Muxia depois de Santiago. Dá em torno de 100km a mais. Terminar a caminhada no mar é maravilhoso.

    Acho que setembro é uma época bem boa pra fazer.
    Aproveita e tenha um bom caminho!!

    ResponderExcluir